★★ 2018 - Ano B - Evangelho de São Marcos ★ ★

05 junho, 2009

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2009 é “Seu planeta precisa de você:

5 de Junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Faça Algo Todo Dia
Dicas para combater as mudanças climáticas

Em 2009, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é: Seu planeta precisa de você! Unidos para combater as mudanças climáticas.

Frequentemente, não sabemos como agir frente a problemas ambientais e, por isto, o Dia Mundial do Meio Ambiente este ano nos estimula a adotar pequenas atitudes diárias e mudanças de hábito para contribuir com a proteção do meio ambiente.Todos nós podemos fazer nossa parte usando menos recursos e agindo mais.

Faça hoje o seu compromisso com o dia do meio ambiente, mas não deixe que esse dia seja o único. Se tornar verde não é assim tão difícil como você poderá notar pelas dicas fáceis que apresentamos abaixo. Por isso, tente incorporar essas medidas no seu dia-a-dia e convença outras pessoas a fazer o mesmo. Se envolva! -

EM CASA:

-Todos sabemos (mas às vezes nos esquecemos) que podemos economizar água de maneiras simples, como não deixando a torneira ligada ao fazer a barba, lavar o rosto ou escovar os dentes.

- Reutilize a água usada na lavagem de roupas para a limpeza de calçadas, de quintais ou mesmo para lavar seu carro.

- Usar um barbeador elétrico ou lâmina de barbear com lâminas substituíveis, em vez de descartáveis, ajuda muito na redução de resíduos.

-Use toalhas para secar o seu rosto e mãos ao invés de lenços de papel que são descartáveis. Além disso, pendure suas toalhas para secar, para que possam ser reutilizadas várias vezes.

- Prefira fraldas de pano em lugar das descartáveis que ficam anos acumuladas em lixões.

-Compre bebidas em garrafas reutilizáveis, ao invés de porções únicas em embalagens descartáveis.

-Ao embrulhar o seu lanche, opte por embalagens reutilizáveis para armazenamento dos alimentos, em lugar de folhas de alumínio ou saquinhos de plástico.

-Ao sair de casa, não se esqueça de desligar todas as luzes e aparelhos eletrônicos; desligue também carregadores pois estes continuam a consumir mesmo se não estiverem mais carregando. Poupar energia ajuda a reduzir a poluição do ar.

Ao comprar aparelhos eletrodomésticos, verifique nas especificações técnicas se são eficientes no consumo de energia.

-E plante uma árvore!

NA RUA:

-Não vá a lugar nenhum sem a sua sacola de pano, de modo que você possa simplesmente dizer "não" ao plástico sempre que for fazer compras.

-Por mais radical que pareça, a forma mais fácil de reduzir suas emissões de de carbono é minimizar o uso de automóveis. Ao invés de dirigir, tente andar de bicicleta, caminhar, pegar carona, usar transportes públicos etc.

-Se você não tem outra opção senão dirigir para o trabalho, procure por carros de maior eficiência de combustível e mantenha os pneus regulados na pressão correta para reduzir o consumo do seu carro.

- Agora, se você está entre a maioria dos motoristas que passam horas presos no trânsito, considere desligar o motor se for ficar parado por um período longo.

-Para os apressadinhos, lembre-se que dirigir agressivamente aumenta o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa. Por isso, se você quiser contribuir com o meio ambiente, acelere gradualmente e tente manter uma velocidade constante.

-E plante uma árvore!

NO TRABALHO:

-Você tem o hábito de beber café? Usar uma caneca lavável é uma alternativa ecológica aos copos plásticos ou isopores não-biodegradáveis.

-Deixe um copo de vidro e uma garrafa reutilizável no local de trabalho para diminuir a quantidade de copos plásticos ou de garrafinhas de água. 80% de garrafas de plástico são recicláveis, mas apenas 20% são efetivamente recicladas.

-Quando precisar de folhas para rascunho, use o verso daqueles documentos antigos que você não precisará mais.

-Se não existir um sistema de reciclagem no escritório, inicie um! Reciclagem de lixo contribui efetivamente para a redução de emissões de carbono. E estima-se que 75% do que é jogado no lixo pode ser reciclado, embora atualmente a reciclagem seja de apenas 25%.

-Quando for imprimir, imprima frente e verso.

-A maioria dos acessórios de computadores como cartuchos de tinta, CDs e DVDs são feitos de materiais que poderiam ser reutilizados. Os cabos e alto-falantes são bastante padronizados, o que significa que eles podem ser reutilizados em vários modelos de computadores.

-Reduza as emissões de carbono do seu escritório, formatando computadores, monitores, impressoras, copiadoras, alto-falantes e outros equipamentos no seu modo econômico e desligando-os ao final do dia.

-Desligue todas as luzes desnecessárias, especialmente nos escritórios e salas de conferência, banheiros e áreas que não estão sendo utilizadas.

-Se você está em busca de algo para personalizar o seu escritório, escolha plantas de interior. Essas plantas são boas para o ambiente, pois removem poluentes presentes no ar.

- E plante uma árvore!

APÓS UM LONGO DIA:

-Nos dias de calor, experimente abrir as janelas e usar roupas leves ao invés de ligar o ar-condicionado.

-Não coloque lâmpadas ou televisores perto do seu ar-condicionado, uma vez que este irá identificar o calor proveniente desses aparelhos e, por isso, trabalhará mais tempo que necessário.

-Quando cozinhar, faça com que o tamanho da panela corresponda ao tamanho da boca do fogão, assim reduzirá o gasto energético.

- Ah! E plante uma árvore!

Em GERAL:

- Se você plantou árvores, faça o registro e ajude a alcançar a meta da Campanha 7 bilhões de árvores do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Visite o site www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese para maiores informações.

-Doe o que não quiser ou não precisar mais, ao invés de jogar fora.

-Recicle, Reduza e Reutilize!
Visita das Crianças da Catequese na Cooperativa Reciclar


Fonte-Site Pneuma - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Read more...




Março/Abril
===============


06/03 - Mª Luiza Lino

07/03 - Luciana

08/03 - Dulciley

25/03 - Carla e Aline

14/04 - Vera

Nossos desejos a todos os catequizandos que celebram o dom da vida neste mês.


Que Deus abençoe e ilumine.


Com carinho especial Pastoral da Catequese
Design e Administração : Simone H.Barbosa <=> Twitter : http://twitter.com/SiBarbosa

  © Template Lar Doce Lar por Emporium Digital Graphics Jenny's Grandchild and Irene's Corner

TOPO