★★ 2018 - Ano B - Evangelho de São Marcos ★ ★

12 junho, 2009

Santo Antonio de Pádua

13 de Junho é celebrado o Dia de Santo Antônio, considerado um dos santos mais populares, exemplo de obediência e caridade. Santo Antonio é conhecido também por ser padroeiro dos pobres, casamenteiro e invocado para achar objetos perdidos.
Santo Antônio nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195 e morreu em 13 de junho de 1231, aos 36 anos de idade, nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua.O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

"Ele era um grande pregador do evangelho."


Em 1220 trocou o nome para Antônio. Foi canonizado em 13 de maio de 1232, pelo papa Gregório IX.
Tornou-se Padre da ordem dos Agostinianos, em Coimbra.
Sempre Defendeu com firmeza os pobres que eram explorados e injustiçados. Sua caridade para com os necessitados está simbolizada até hoje, pelo "Pão de Santo Antonio", que é o pão dos pobres.

Foi um grande devoto mariano. Maria sempre esteve presente na sua vida e pregações. Foi um entusiasmado defensor da família. Isto fez desabrochar no povo a devoção ao santo casamenteiro. Ele também é invocado para achar objetos perdidos.

Mas, sobretudo, Santo Antonio foi um homem de muita oração e um apaixonado pela Palavra de Deus.


ORAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO

Ó grande e bem-amado Santo Antônio de Pádua! Vosso amor a Deus e ao próximo, vosso exemplo de vida cristã, fizeram de vós um dos maiores Santos da Igreja. Eu vos suplico tomar sob a vossa proteção valiosa minhas ocupações, empreendimentos, e toda a minha vida.
Estou persuadido de que nenhum mal poderá atingir-me, enquanto estiver sob vossa proteção. Protegei-me e defendei-me: sou um pobre pecador. Recomendai minhas necessidades e apresentai-vos como meu medianeiro a Jesus; a quem tanto amais. Por vosso mérito, Ele aumente minha fé e caridade, console-me nos sofrimentos, livre-me de todo mal e não me deixei sucumbir na tentação.
Ó Deus poderoso, livrai-me de todo o perigo do corpo e da alma. Auxiliado continuamente por vós, possa viver cristãmente e santamente morrer.

Amém.



"O mundo inteiro não enche a alma.
O Espírito Santo sozinho a preenche".

(Sto. Antonio)

Read more...

Visita à Catedral Metropolitana de Campinas - Nossa Senhora da Conceição






A construção da Catedral teve início em 6/10/1807, sendo inaugurada somente em 8/12/1883.

Ao longo dos 76 anos de construção, a nova Matriz receberia ornamentações em cedro vermelho (disponíveis em terrenos próximos) trabalhado em estilo barroco brasileiro pelo artista baiano Vitoriano dos Anjos (entre outros).


Com estruturas feitas de taipa, a Igreja, no entanto, apresentaria problemas para a conclusão da fachada, só tornando-se possível o acabamento com a intervenção do engenheiro Dr. Francisco de Paula Ramos de Azevedo que, a partir do projeto do arquiteto Cristóvan Bonini, edificaria nova estrutura de tijolos, capaz de sustentar os "apliques" decorativos.


Em 1923 a Catedral passou por novas reformas que criaram, entre outras intervenções, uma cúpula de cimento capaz de sustentar uma imagem da Virgem Maria, em lugar de um pequeno zimbório de vidros coloridos.



No interior do edifício encontramos ainda, uma movelaria antiga composta de peças trabalhadas em madeiras, cadeiras austríacas, trono episcopal, crucifixo, lustres, candelabros de prata, órgão (de 100 anos), sacristia, relógio de parede e 4 sinos. Também encontramos em seu interior o Museu de Arte Sacra.


A "Matriz Nova", atual Catedral Metropolitana, foi tombada pelo CONDEPHAAT em 1981 e pelo CONDEPACC em 1988.(ref: site Secretaria de Turismo/PMC)


Dom Nery

Na segunda metade do século 19, um padre começou a recolher em sua casa as crianças órfãs da epidemia de febre amarela que assolou Campinas.
Era João Batista Corrêa Nery, que em 1908, com a criação da Diocese de Campinas, seria nomeado o primeiro bispo da cidade onde nasceu, em 6 de outubro de 1863. Depois de sua morte, em 1º de fevereiro de 1920, foi homenageado com o monumento em bronze, inaugurado em 1924, concebido pelo artista Fernando Frick.



O corpo de Dom Nery está enterrado na Catedral Metropolitana.

Read more...



Março/Abril
===============


06/03 - Mª Luiza Lino

07/03 - Luciana

08/03 - Dulciley

25/03 - Carla e Aline

14/04 - Vera

Nossos desejos a todos os catequizandos que celebram o dom da vida neste mês.


Que Deus abençoe e ilumine.


Com carinho especial Pastoral da Catequese

Nossos vídeos no You Tube

Loading...
Loading...
Design e Administração : Simone H.Barbosa <=> Twitter : http://twitter.com/SiBarbosa

  © Template Lar Doce Lar por Emporium Digital Graphics Jenny's Grandchild and Irene's Corner

TOPO