★★ 2018 - Ano B - Evangelho de São Marcos ★ ★

06 janeiro, 2011

Epifania do Senhor


Epifania do Senhor (do grego: Ἐπιφάνεια, : "a aparição; um fenômeno miraculoso") é uma festa religiosa cristã que celebrava-se no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal, porém, a partir da reforma do calendário litúrgico em 1969 passou a ser comemorada 2 domingos após o Natal.
A Epifania representa a manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai, quando o filho do Criador dá-se a conhecer ao Mundo. Na narração bíblica Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos, porém o mundo cristão celebra como epifanias três eventos: 
  • a Epifania propriamente dita perante os magos do oriente (como está relatado em Mateus 2, 1-12) e que é celebrada no dia 6 de Janeiro; 
  • a Epifania a João Batista no rio Jordão
  • e a Epifania a seus discípulos e início de sua vida pública com o milagre de Caná quando começa o seu ministério.
É uma festa que lembra a manifestação de Jesus como Filho de Deus. Aqui aparecem os reis magos representando todos os reis da terra. Eles vem de longe para saudar e adorar o Rei universal que acaba de nascer. É o mundo que reconhece Jesus como “O Cristo”; o salvador da humanidade. Estes magos eram homens poderosos e sábios, possivelmente reis de nações ao leste do Mediterrâneo, homens que por sua cultura e espiritualidade cultivavam seu conhecimento do homem e da natureza esforçando-se especialmente para manter um contato com Deus. Da  passagem bíblica sabemos que são magos, que vieram do Oriente e que como presente trouxeram incenso, ouro e mirra; da tradição dos primeiros séculos nos diz que foram três reis sábios: Belchior, Gaspar e Baltazar.
  • O ouro representa a realeza.
  • O incenso representa a fé. É utilizado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus, assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141,2).
  • A mirra, resina antisséptica utilizada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o matírio.






Sugestão de Atividade.
Se você tiver algum material e quiser partilhar nos envie.
Para visualizá-la maior é só clicar sobre a imagem. Depois de ampliada, para copiar as imagens: clique na figura, com o botão direito do mouse clique em salvar imagem como, grave em uma pasta em seu computador.


Fontes : Wikipédia ,  Fomação dos Catequistas , Diário Bíblico 2011 - Ed. Ave Maria

  • Dica para os jovens e adultos => Aprofundamento e reflexão
Homilia na Solenidade da Epifania: Força de Deus é amor-06/01/10 - Papa Bento XVI

Read more...




Março/Abril
===============


06/03 - Mª Luiza Lino

07/03 - Luciana

08/03 - Dulciley

25/03 - Carla e Aline

14/04 - Vera

Nossos desejos a todos os catequizandos que celebram o dom da vida neste mês.


Que Deus abençoe e ilumine.


Com carinho especial Pastoral da Catequese
Design e Administração : Simone H.Barbosa <=> Twitter : http://twitter.com/SiBarbosa

  © Template Lar Doce Lar por Emporium Digital Graphics Jenny's Grandchild and Irene's Corner

TOPO