★★ 2018 - Ano B - Evangelho de São Marcos ★ ★

12 junho, 2009

Visita à Catedral Metropolitana de Campinas - Nossa Senhora da Conceição






A construção da Catedral teve início em 6/10/1807, sendo inaugurada somente em 8/12/1883.

Ao longo dos 76 anos de construção, a nova Matriz receberia ornamentações em cedro vermelho (disponíveis em terrenos próximos) trabalhado em estilo barroco brasileiro pelo artista baiano Vitoriano dos Anjos (entre outros).


Com estruturas feitas de taipa, a Igreja, no entanto, apresentaria problemas para a conclusão da fachada, só tornando-se possível o acabamento com a intervenção do engenheiro Dr. Francisco de Paula Ramos de Azevedo que, a partir do projeto do arquiteto Cristóvan Bonini, edificaria nova estrutura de tijolos, capaz de sustentar os "apliques" decorativos.


Em 1923 a Catedral passou por novas reformas que criaram, entre outras intervenções, uma cúpula de cimento capaz de sustentar uma imagem da Virgem Maria, em lugar de um pequeno zimbório de vidros coloridos.



No interior do edifício encontramos ainda, uma movelaria antiga composta de peças trabalhadas em madeiras, cadeiras austríacas, trono episcopal, crucifixo, lustres, candelabros de prata, órgão (de 100 anos), sacristia, relógio de parede e 4 sinos. Também encontramos em seu interior o Museu de Arte Sacra.


A "Matriz Nova", atual Catedral Metropolitana, foi tombada pelo CONDEPHAAT em 1981 e pelo CONDEPACC em 1988.(ref: site Secretaria de Turismo/PMC)


Dom Nery

Na segunda metade do século 19, um padre começou a recolher em sua casa as crianças órfãs da epidemia de febre amarela que assolou Campinas.
Era João Batista Corrêa Nery, que em 1908, com a criação da Diocese de Campinas, seria nomeado o primeiro bispo da cidade onde nasceu, em 6 de outubro de 1863. Depois de sua morte, em 1º de fevereiro de 1920, foi homenageado com o monumento em bronze, inaugurado em 1924, concebido pelo artista Fernando Frick.



O corpo de Dom Nery está enterrado na Catedral Metropolitana.

0 comentários:





Março/Abril
===============


06/03 - Mª Luiza Lino

07/03 - Luciana

08/03 - Dulciley

25/03 - Carla e Aline

14/04 - Vera

Nossos desejos a todos os catequizandos que celebram o dom da vida neste mês.


Que Deus abençoe e ilumine.


Com carinho especial Pastoral da Catequese
Design e Administração : Simone H.Barbosa <=> Twitter : http://twitter.com/SiBarbosa

  © Template Lar Doce Lar por Emporium Digital Graphics Jenny's Grandchild and Irene's Corner

TOPO